Twitter Revista Staff   Facebook Revista Staff   Youtube Revista Staff
 

Turismo

   

Escrito por Revista Staff

Comissário de voo.

Comissário de voo: Um trabalho nas alturas.

A carreira de comissário de voo desperta o interesse de quem sonha em conhecer o mundo. Além da aura de glamour, o trabalho a bordo de um avião oferece vantagens como hospedar-se quase sempre em bons hotéis e ter contato com diferentes idiomas e culturas.

Comissários de voo ou, no caso das mulheres, as comissárias são profissionais responsáveis por garantir um ambiente de tranquilidade, conforto e segurança para os passageiros, seja servindo um drinque de boas-vindas à bordo, administrando conflitos e comportamentos inconvenientes, ou zelando pela vida do passageiro, em caso de acidente. São agentes de segurança a bordo e por isso estão preparados para qualquer emergência. Pelo seu lado fascinante, de conhecer muitas cidades e países, fora de uma rotina de escritório e de uma jornada tradicional de trabalho, a profissão de comissário de voo atrai muitos jovens. A rotina do trabalho, porém, é de alta responsabilidade. O comissário não pode aparentar cansaço e o bom humor é imprescindível. É ele quem assegura a imagem da qualidade dos serviços da empresa.

Para ser comissário de voo ou em primeiro lugar a pessoa precisa ser muito atenciosa e simpática. Boa aparência também é imprescindível. Mas acima de tudo a pessoa tem que ter uma boa resistência física e disponibilidade para estar sempre viajando.

As características desejáveis são: autocontrole, boa aparência, boa saúde, capacidade de adaptação a novas situações, capacidade de comunicação, capacidade de lidar com o público, desembaraço, discrição, equilíbrio emocional, firmeza, gosto por servir, habilidade para remediar conflitos, iniciativa, paciência, senso de responsabilidade, simpatia.

É preciso ter entre 18 e 29 anos e o ensino médio completo. As mulheres devem ter altura entre 1,58 e 1,70 metro e os homens entre 1,65 e 1,75 metro. O que pode parecer discriminação tem um objetivo bem prático. Não é questão de estética mas de desempenho profissional. Um comissário muito alto teria problemas para se locomover pela aeronave.

Mais que organizar o embarque e servir refeições, a função do comissário é a de um técnico de segurança. O que significa bem mais que aquele conjunto de mímicas antes da decolagem, para ensinar a apertar o cinto de segurança e colocar a máscara de oxigênio. O currículo do curso preparatório inclui treinamento nessa área, em primeiros socorros e em sobrevivência em ambientes inóspitos como florestas e na água. Além de informações sobre aviação civil no Brasil, meteorologia e dicas de marketing, conta a apresentação pessoal – sim, etiqueta e maquiagem inclusive.

Além do certificado do curso para formação de comissários, que deve ter carga horária mínima de 138 horas, o candidato faz exame médico e uma prova aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Se for aprovado com mais de 70% de aproveitamento, pode se candidatar às vagas abertas pelas companhias aéreas.

A área de atuação do comissário de voo é bastante específica. Se não exercerem tal cargo podem atuar no atendimento ao cliente em aeroportos para as companhias, apesar de algumas diferenças no cargo. Comissários de voo podem trabalhar em diversos tipos de aviões particulares ou em linhas comerciais.

   


Notícias relacionadas:

Arrumando as malas.

Arrumar a mala para viajar é sempre um dilema, principalmente para as mulheres. Pensando nisso, convidamos a economista e blogueira Camila Camillo...

Patagônia de natureza exuberante.

Fernão de Magalhães foi o grande descobridor da Patagônia e da Terra do Fogo em 1520. Ainda hoje a maioria dos lugares e povos mantém os nomes...

Manaus uma boa opção turística.

Manaus é um município brasileiro, capital do estado do Amazonas e o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil...

Jardins que Falam

Depois de uma longa espera consegui, finalmente, plantar meu jardim. Tive de esperar muito tempo porque jardins precisam de terra para existir. Mas a terra eu não tinha. De meu, eu só tinha o sonho...

Mala ou Mochila

Destino escolhido, passaporte em mãos, todos os detalhes criteriosamente vistos e o último passo, porém não menos importante, antes de subir no avião: FAZER AS MALAS!

Londres

Londres (em inglês: London) é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Importante há quase dois milênios, a cidade é um dos maiores centros financeiros do planeta, e sua participação na política, na cultura, no entretenimento ...


> Ver todas



Voltar
Twitter Revista Staff

Acontece   |   Beleza e Estética   |   Comportamento   |   Gastronomia   |   Nutrição   |   Moda   |   Política Saúde   |   Esporte   |   Turismo


Home   |   Apresentação   |   Editoriais   |   Comercial   |   Parceiros   |   Vídeos   |   Cobertura Vip   |   Contato


Copyright © 2024. Revista Staff. Todos os direitos reservados. Contato: (19) 3236-6661