Twitter Revista Staff   Facebook Revista Staff   Youtube Revista Staff
 

Política

   

Escrito por Revista Staff

Cargos Políticos e suas funções

Você sabe explicar a diferença entre os cargos políticos?

O Brasil realizou no último mês de outubro as eleições para alguns cargos políticos da União e dos Estados. O Distrito Federal é a sede que se localiza a maioria dos cargos que organizam o regime de colaboração no país seja no âmbito executivo, legislativo ou judiciário. E você, sabe quais são as competências de cada cargo político e suas maiores responsabilidades? Quais são as atribuições de cada cargo?

O poder executivo é o poder do Estado que, nos moldes da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos. O líder do poder executivo é o Presidente, a autoridade máxima de um país.

PRESIDENTE

Entre seus postos acumula as funções de chefe de governo e chefe de Estado. Cabe a ele dirigir a administração federal, nomear os ministros de Estado que vão cuidar de assuntos estratégicos, como as relações internacionais, a saúde, movimentando a economia e divulgando a imagem do país no exterior. Além disso, é o responsável por sancionar, promulgar e fazer as leis, assim como expedir decretos e regulamentos e exercer o comando supremo das Forças Armadas.

GOVERNADOR

É o cargo mais alto dentro de um Estado, ele é também responsável pelo poder executivo. Comanda a segurança e nomeia secretários, responde pela direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas. O Governador defende interesses como a busca por investimentos e obras federais.

PREFEITO

É o último cargo do poder executivo. Ele é o responsável por administrar o município, governa a cidade junto com os vereadores, buscando qualidade de vida aos habitantes do município, reivindicando convênios, benefícios, auxílios, intermediando com outras esferas do poder. Sua missão é atender a comunidade, ouvinso suas reivindicações e anseios.

O poder legislativo é aquele que tem o papel de legislar, fazer leis. Os responsáveis por essa função são os Deputados Federais, os Senadores, Deputados Estaduais e Vereadores. Eles aprovam ou rejeitam leis propostas pelo poder executivo.

DEPUTADO FEDERAL

O número de deputados eleitos por cada estado depende do contingente populacional, além disso, sua eleição é realizada através do sistema proporcional, ou seja, um candidato pode ganhar a vaga mesmo se obtiver menos votos que outro isso porque sua eleição depende também da votação conseguida pelas legendas a que ambos pertençam. O Estado De São Paulo elegeu 75 Deputados Federais, dentre eles o humorista Tiririca, que em votação histórica obteve quase 1,5 milhão de votos.

Como dito anteriormente, o Deputado Federal cria e modifica leis, aprova ou rejeita projetos de lei com origem no executivo (governador e prefeito). Eles constituem a Câmara dos Deputados e também convocam plebiscitos e autorizam referendos além de autorizar o presidente em atos militares.

SENADOR

Cada estado elege 3 representantes, são 8 anos de mandato e não há limite para a reeleição, mas a representação renova-se de 4 em 4 anos, alternadamente, por um e dois terços. O Senador fiscaliza o Presidente, o Vice e os Ministros e ajuda a decidir sobre o orçamento nacional e a utilização do dinheiro público. Além disso, elaboram leis que trazem benefícios para os eleitores do Estado e tomam decisões importantes sobre acordos internacionais. O Senado Federal funciona como um órgão revisor das decisões da Câmara dos Deputados.

DEPUTADOS ESTADUAIS

Representa o eleitor na esfera estadual. Para a eleição de determinado candidato é considerada a votação de seu partido político ou legenda, além da votação recebida na eleição. O Deputado Estadual atua por 4 anos e pode concorrer a eleição diversas vezes, sem Haber uma quantidade limitada de mandatos. O Deputado Estadual fiscaliza as contas de governo estadual, cria Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) além de legislar, propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais.

VEREADOR

É um cargo em que não há limite para reeleição. O número de representantes também é estabelecido pelo contingente populacional de cada município mas foi estabelecido que 55 é o número máximo de vereadores eleitos e 9 o mínimo. Também é válida a questão da coligação partidária. Em Campinas foram eleitos na última eleição em 2008 para vereador, 33 representantes.

O Vereador discute as questões locais e fiscaliza o ato do Prefeito com relação a administração e gastos do orçamento. Além disso, é o responsável pela elaboração da Lei Orgânica do Município, seria uma espécie de constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local.

O último âmbito de organização de um país é o poder judiciário. Cabe a ele determinar e assegurar a aplicação das leis. Abrange a Justiça Militar, Trabalhista, Eleitoral, Estadual e Federal. O poder é composto por Juízes ( 1ª Instância), Desembargadores (2ª Instância) e Ministros (3ª Instância).


Notícias relacionadas

Novas regras sobre o crime de lavagem de dinheiro.

lavagem de dinheiro se distingue por processos comerciais e financeiros com a finalidade de transformar dinheiro, bens, direitos ou valores de atividades ilícitas em lícitos...

A transparência dos impostos chega ao Brasil.

Uma das grandes reclamações dos empresários e consumidores brasileiros diz respeito à elevadíssima carga tributária incidente sobre os produtos e serviços, o que faz com que os...

Deputada Aline Corrêa é homenageada com o prêmio Cidade de Campinas

As 35 personalidades que mais se destacaram em Campinas em 2012 foram premiadas na noite desta segunda-feira (3). A cerimônia de entrega do Prêmio “Cidade de Campinas” teve início às 19h30, no Tênis Clube de Campinas, no Cambuí.

Jonas Donizette, prefeito eleito de Campinas

Jonas nasceu em Monte Belo, Minas Gerais, em 25 de junho de 1965, tendo mudado para Campinas em 1969. Começou como radialista em 1985, na rádio Jornal de Limeira ...


> Ver todas



Voltar
Twitter Revista Staff

Acontece   |   Beleza e Estética   |   Comportamento   |   Gastronomia   |   Nutrição   |   Moda   |   Política Saúde   |   Esporte   |   Turismo


Home   |   Apresentação   |   Editoriais   |   Comercial   |   Parceiros   |   Vídeos   |   Cobertura Vip   |   Contato


Copyright © 2024. Revista Staff. Todos os direitos reservados. Contato: (19) 3236-6661