Twitter Revista Staff   Facebook Revista Staff   Youtube Revista Staff
 

Nutrição

   

Escrito por Zezé Amaral

Conheça os benefícios do cardápio dos ovolactovegetarianos

Nutricionista do SPA CEVISA, que segue a dieta, dá a dica de uma alimentação saudável que garante mais qualidade de vida e longevidade.

Em se tratando de alimentação não é novidade nenhuma citar os vegetarianos. Cada dia em maior número, são pessoas que optam por riscar do cardápio as carnes e vivem felizes consumindo apenas alimentos de origem vegetal. A novidade está em um conceito semelhante que também vem atraindo grande quantidade de adeptos em todo o mundo: são os ovolactovegetarianos.

A dieta, neste caso, é baseada em uma alimentação composta, além de vegetais, frutas, cereais e leguminosas, também de ovos, leite e derivados de produtos de origem animal. O resultado é uma série de benefícios para o corpo. A Revista STAFF esteve no CEVISA(Centro Médico de Vida Saudável), em Engenheiro Coelho, e que tem uma alimentação baseada na ovolactovegetariana. A nutricionista de lá, Karen Camila Freitas de Oliveira, explica vantagens da dieta como a redução do colesterol e dos triglicerídios.

Para quem já se conscientizou de que, com uma alimentação saudável, é possível aumentar e melhorar cada vez mais a qualidade e a longetividade da vida, a dieta ovolactovegetariana promete ainda reduzir carboidratos (massas, farinhas e açúcares), diminuir as calorias e os depósitos de gordura. Comendo melhor, cai o risco de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose, diabetes, hipertensão, doenças renais, respiratórias, envelhecimento precoce e ainda aumenta a imunidade melhorando o desempenho esportivo dando maior resistência.

Podemos aderir esse tipo de dieta desde recém-nascido e esse é um conselho dado pela associação dietética americana. Diferente de outras dietas onde existe o consumo de carnes para suprir nossas necessidades de proteínas a dieta ovolacto se divide em pequenas porções complementares, por isso tudo é proporcionado. Existe uma grande necessidade do consumo de soja, de feijão, grão de bico, castanhas como do pará, de caju, amêndoas e nozes - entre outros grãos.

O segredo, explica a nutricionista, é sempre a soma desses que nos dão a quantidade de proteínas necessárias, pois os alimentos não agem sozinhos. Estudos provam que comer certo e pouco aumentam a qualidade e longevidade. Devemos lembrar que dieta é sempre de acordo com estilo de vida, não nos esquecendo da inclusão de verduras, legumes e frutas em geral.


       


Seja disciplinado!

Karen fala ainda da importância já comprovada no CEVISA, de se fazer ao longo do dia apenas três refeições diárias. Outra dica é não ingerir líquidos durante as refeições e sim apenas meia hora antes e duas horas após as mesmas, pois a ingestão de líquidos dilatam o estomago, aumentando a sensação de fome. Portanto, quem está de dieta e quer emagrecer, deve fugir dos líquidos nas refeições.

Claro que, ao longo do dia a ingestão de líquidos é muito recomendada. A de água, por exemplo, deve ser de dois litros de líquidos diários.

É muito importante também que se dê um descanso ao estômago de uma para outra refeição, respeitando a produção do suco gástrico. Devemos sempre comer pausadamente e seguir essa regra de tomar café da manhã como se fosse um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo. As refeições maiores devem ser feitas quando há maior produção de insulina e ao longo do dia ela vai diminuindo, por isso à noite devemos comer menos.

Escolha viver mais e melhor!

Seguindo alguns princípios básicos, obedecendo hábitos e fazendo uma dieta, podemos sim alcançarmos a longevidade, combatendo radicais livres e evitando o envelhecimento precoce, afinal, quem não quer a soma de todos esses benefícios? Por tanto faça já a sua escolha.

Escrito por: Zezé Amaral
CEVISA: www.cevisa.org.br


Notícias relacionadas

Nove alimentos para aumentar sua imunidade

Pamonha, sabor do interior!
O inverno se aproxima – e com ele as festas juninas, que logo começam a aparecer aqui e ali. Com seus pratos típicos, são um convite a se experimentar os sabores muitas vezes...


> Ver todas



Voltar
Twitter Revista Staff

Acontece   |   Beleza e Estética   |   Comportamento   |   Gastronomia   |   Nutrição   |   Moda   |   Política Saúde   |   Esporte   |   Turismo


Home   |   Apresentação   |   Editoriais   |   Comercial   |   Parceiros   |   Vídeos   |   Cobertura Vip   |   Contato


Copyright © 2024. Revista Staff. Todos os direitos reservados. Contato: (19) 3236-6661