Twitter Revista Staff   Facebook Revista Staff   Youtube Revista Staff
 

Comportamento

   

Escrito por Revista Staff

Drogas todo cuidado é pouco

Falar da personalidade de um usuário de drogas não é um tema nada fácil. Esse é um assunto complexo demais porque não existe uma personalidade ou um modelo dos usuários de drogas. Qualquer tipo de psicopatologia pode fazer uma evolução às drogas. E isso nos coloca num panorama muito amplo, ainda assim existe uma doença que tem predomínio na tendência ao uso das drogas: a depressão.

A depressão é uma doença muito importante nesse momento da história do mundo, o depressivo não é uma pessoa triste, chorando, culpando-se, desligada ou com aquela famosa figura do bonequinho com os lábios para baixo, olhos tristes e lágrimas. Há pessoas que estão rindo todo o tempo, há que rir para não chorar e há depressões mascaradas, que aparecem de forma somática. Existem pessoas que estão muito bem aparentemente, mas tem um profundo processo depressivo, e esse estado pode expressar-se, por exemplo, em forma de gripes constantes ou transtornos gastrointestinais, ou, as vezes, complexos fenômenos psicossomáticos.

Esses e outros inúmeros sintomas podem sim indicar mudanças no comportamento de jovens e, então, é chegada a hora certa para a entrada dos pais em cena. Muitas vezes essas mudanças podem significar o início do consumo de drogas. Geralmente levados por amigos, os jovens começam a fazer uso do que imaginam ter controle e quando percebem já não há mais saída. O adolescente geralmente depois dos 15 ou 16 anos, começa a ter a depressão modelo adulto: antes, a depressão se expressa por transtornos de conduta, psicossomáticos , de sono, da mobilidade; no estudo, alterações da concentração, da atenção. Quantos adolescentes no colégio não estão indo mal? Não se concentram, não estão indo bem? E nessa hora muitas vezes os pais não percebem que não é somente a falta de interesse ou início de uma paixão, o que seria natural em torno dessa faixa etária, mas que sim, numa grande escala e em inúmeros casos, é o inicio do uso de drogas.

Em termos de transtornos de conduta, de hábitos, pode observar nos rapazes, por exemplo, um comportamento mais agressivo, violento, que cria atritos de todo tipo para fugir da depressão, que aliás é uma palavra que estamos acostumados a usar como um conceito quase normal.

Afinal, uma pessoa que tem a morte de um ente querido, que fracassa num exame, que tem dificuldade econômica, acaso não ficará triste? Observe a pobreza, observe as dificuldades pelas quais passamos, certas situações da vida, ficamos tristes e a tristeza é um componente normal da vida. E deve ser tratada como natural. Porém, cuidado com a tristeza exagerada, bastante comum entre os jovens de hoje – muitos deixam a vida cada vez mais cedo levados muitas vezes pelo enorme consumismo.

Hoje é muito importante que os pais sejam presença constante na vida de seus filhos, que conversem e acompanhem todo e qualquer tipo de conduta, pois, quando no início, todo tratamento fica mais fácil. Sabemos muito bem hoje que uma criança para se desenvolver precisa de constância de objetos de amor, de tempo e dedicação, precisa de palavras, de ser tocada, de ser querida, e devagarzinho ser ajudada a se desenvolver e se liberar. Nos dias atuais tornou-se um luxo ter pai e mãe em tempo integral em casa .

Por isso, professores, médicos, pediatras, aqueles que trabalham com crianças podem começar a detectar desde criancinhas as pessoas com muitas carências, que serão as mais vulneráveis as drogas. Importante citarmos que são inúmeras as formas de drogas, nós temos uma grande parte da população que se droga com drogas lícitas: álcool, tabaco, benzodiazepinas, uma quantidade de medicamentos e sedativos muitos difundidos. E outra quantidade, que são aqueles que procuram as drogas ilegais: este tem a ver com conflitos de gerações, tem a ver com a qualidade de drogas que se oferece e há de se ver que existe uma faixa da população que precisa de coisas muitos fortes e necessita criar alguma forma de sobreviver dentro dessa crise mundial de valores.

Para se livrar do vicio é necessário muita força de vontade do usuário e a grande importância de pessoas dedicadas e decididas a ajudar e doar amor em tempo em integral. Aqui em Campinas podemos contar com a Instituição Padre Haroldo foi criada pelo Padre Haroldo Han, em 1978, como APOT - a 1ª Comunidade Terapêutica do Brasil para tratamento da dependência química.

Lá, existem projetos de prevenção e de acolhimento de adolescentes que vivem nas ruas. Essa instituição tem a missão de proporcionar ao ser humano, oportunidades para viver com dignidade, livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, através da prevenção, tratamento e reintegração social.

Trata-se de uma entidade com finalidade filantrópica - conta com uma diretoria voluntária – com um corpo técnico de profissionais especializados nas três áreas de atuação e que, apesar de ter sede em Campinas, ajuda gente de todo o País.

Para bem continuar desenvolvendo seu excelente trabalho, a instituição necessita de ajuda material, financeira e pessoal para desenvolver seus trabalhos. A instituição foi reconhecida em Nova York na 23ª conferencia da wftc como uma das três melhores comunidades Terapêuticas do mundo e recebeu o premio Harry Scholl Award.

Saiba mais...

Acolher

A Instituição Padre Haroldo oferece o programa Além da Rua que proporciona o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de rua e tem capacidade de atendimento mensal de 50 pessoas. Também conta uma casa de passagem e abrigos para meninos e meninas.

Futuro

Pensando no futuro desses jovens, a Instituição desenvolveu o programa Aprender Mais que trabalha a prevenção e profissionalização de Crianças e Jovens. Conta com oficinas de arte e educação e cursos de iniciação profissional.

Pelé

Em dezembro de 2005, o rei do futebol, Pelé, acompanhou o filho Edinho até a clínica de recuperação de drogados, sob coordenação do padre Haroldo, da rede de comunidades terapêuticas chamada Amor Exigente. Ao expor seu drama, ajudou a conscientizar milhares de outros pais.


Notícias relacionadas

31/07/2014 - Faça seu dia ter 25 horas
Quando o tempo parece curto demais para tantos compromissos, está na hora de administrar melhor sua vida. Algumas dicas para você nessa tarefa – que é mais simples do que imagina!

20/12/2013 - Imóveis em miami!
O mercado imobiliário aquecido em Miami.

23/09/2013 - Ecstasy
Também chamada de “droga do amor”, o ecstasy é uma droga psicoativa, conhecida quimicamente como...

23/09/2013 - Dicas para manter seu cão feliz.
A alegria do seu cão não é uma coisa que você deve ignorar. Os donos de animais têm de parar de pensar que ter um animal de estimação é simples...

22/07/2013 - Cães também envelhecem.
Todos os idosos necessitam de cuidados especiais, sejam animais ou humanos. Os impactos da terceira idade nos pets são semelhantes...

22/07/2013 - Narguilé e seus malefícios.
Narguilé, também conhecido como arguile ou shisha, é uma espécie de cachimbo d’água, por meio do qual o tabaco (geralmente aromatizado) é fumado com o acréscimo de melaço (muessel, um derivado do açúcar)...

30/04/2013 - Reciclagem – apenas “um” dos Rs.
Vários condomínios campineiros adotam a coleta seletiva de lixo e encaminham para reciclagem em cooperativas ou empresas especializadas – essa, aliás, é uma atitude inteligente que...

12/03/2013 - Reaproveitando Sabonete
Pensando nesses dias em sustentabilidade e reciclagem podemos reaproveitar sim os pedacinhos de sabonetes que sobram...


> Ver todas



Voltar
Twitter Revista Staff

Acontece   |   Beleza e Estética   |   Comportamento   |   Gastronomia   |   Nutrição   |   Moda   |   Política Saúde   |   Esporte   |   Turismo


Home   |   Apresentação   |   Editoriais   |   Comercial   |   Parceiros   |   Vídeos   |   Cobertura Vip   |   Contato


Copyright © 2024. Revista Staff. Todos os direitos reservados. Contato: (19) 3236-6661